sábado, 16 de fevereiro de 2013

Impressões: O Hobbit J R R Tolkien

Impressões de Leitura



 O Hobbit por J R R Tolkien

Nesse livro acompanhamos a história da primeira aventura de Bilbo um hobbit que vive pacificamente com os seus no condado. Hobbits são criaturas muito pequenas com grandes pés e que vivem em tocas no chão, mas tocas arrumadas, confortáveis e mobiliadas com um grande despensa.
A história começa quando Bilbo recebe a visita de Gandalf, o mago, que procura o descendente da família Tûk para participar de uma aventura. Bilbo apesar te memórias do mago e realmente pertencer a essa família de hobbits audaciosos, não queria saber nada sobre aventuras e perigos e sim de viver sua vida pacata e confortável dentro da toca.

Gandalf não se convence e “força” o Hobbit a conhecer um pouco mais sobre a tal aventura ao convidar 13 anões para a casa de Bilbo. Ele está sendo convidado a participar como um ladrão para o grupo de anões que está em viajem para retomar o que é deles de direito. O grande tesouro e a fortaleza da montanha solitária onde seus antepassados viviam antes da chegada de Smaug, um temível dragão que ,atraído pela grande riqueza dos anões , ataca a montanha e expulsa os anões de lá tomando o ouro e prata para si.

Bilbo inicialmente se vê aturdido com tudo aquilo mas, como descobrimos com a leitura, acaba por se juntar a expedição mesmo que “sem querer” com a promessa de 1/14 do tesouro. 

O narrador da história é onisciente mas se foca principalmente em Bilbo. Algumas vezes ele descreve o que ocorre em outro local longe do grupo principal e algumas vezes esse narrador interrompe a história por algumas linhas para fazer uma relação com outra aventura, ou com o futuro, mas volta ao texto original dizendo que é uma história para outra hora. Então esse narrador está na verdade conversando com o leitor e não apenas contando a jornada.

É um livro curto e de leitura muito rápida, ele descreve o que acontece sem muitos rodeios ou filosofias. Mas apesar de ser curto acontecem muitos eventos diferentes na história, o que acarreta uma sensação de correria na narrativa


Os personagens principais são:

 Bilbo, que muda bastante ao longo da jornada, passando do ladrão assustado e sem experiencia a um hobbit corajoso, que descobre novas coisas sobre si, apesar das mudanças no comportamento dele serem brusca.

Os treze anões, que na verdade são tratados como um único personagem, nenhum deles, com um breve exceção ao final do chefe Thorin, desenvolve uma personalidade própria e identificável, algumas vezes o escritor descreve um pouco de dois ou três deles e dá uma voz a Thorin, mas ele está sempre falando pelo grupo. Na maioria das vezes são tratados em uníssono como “os anões”, “os anões fizeram”, “os anões disseram”, sempre com a mesma opinião. Mas é um grupo engraçado.

O Mago Gandalf é o personagem mais conciso da história, e acompanha a jornada até a metade do livro , é um mago inteligente e poderoso, muito ativo em situações de aperto, tem a personalidade forte e impactante mesmo não acompanhando a história toda.


Uma gama rica de tipos e personagens secundários também são apresentados, mas nenhum ganha muito desenvolvimento.

Outro ponto forte do livro são os variados apuros em que os personagens se metem, como eu disse, são tratados apresadamente, e muitas vezes se resolvem por milagre, mas são situações que mereciam um desenvolvimento mais profundo.


O que acontece é que durante o livro todo o autor chega em um ponto que começa a crescer em tensão, aumenta e pede um resolução de acordo, que nunca vem, o que vem na história é uma resolução mágica que me deixou desanimado, meio que broxa a narrativa entende ?


Talvez a explicação esteja no fato de que Tolkein escreveu o livro para seus filhos pequenos e não pensava em publicá-lo, tem vários pontos fortes sim, tem um mensagem muito boa na história sobre amizade e ganancia, escondida sobre a aventura na terra média. Realmente por tantos acontecimentos você chega ao final com um pensamento de que leu muita coisa, um livro bem mais longo. Talvez então seja o caso de não começar a ler as histórias desse mundo por este livro, talvez começar pela saga dos Senhor dos Anéis, e se você gostar do mundo que lhe foi apresentando, complementar a leitura com O Hobbit.






0 comentários:

Postar um comentário