quinta-feira, 14 de março de 2013

Impressões: A Revolução dos Bichos




Título: A Revolução dos Bichos  [ Animal Farm ] 
Autor: Geoge Orwell 
Editora: Companhia das Letras, 2007. 152 páginas. 
Preço: R$17 ~R$26 ( pesquisa realizada na data da resenha ) 


   Em uma fazenda na Inglaterra os animais se reúnem em volta do "Major", o animal mais velho e mais sábio , perto da morte ele quer transmitir aos seus colegas sua sabedoria de vida e abrir seus olhos para como tem sido tratados pelo fazendeiro Jones, assim como o futuro que os aguarda, fala também sobre a revolução, quando os animais se tornarão seus próprios mestres e os humanos deixaram de ser a espécie dominante. Após sua morte os animais da fazenda, liderados por dois porcos (Bola de Neve e Napoleão), tomam a fazenda de Jones a renomeiam de "Granja dos Bichos"

   A partir desse ponto os animais se organizam instituindo regras para o bem comum e para diferencia-los dos humanos, votam sobre os deveres e atividades da granja e trabalham de forma igualitária. Bola de Neve e Napoleão que aprenderam a ler e escrever são polarizados como lideres, colocando pautas e debatendo idéias para votação, até que um deles vai sofre um golpe do outro sendo expulso a força da fazenda. 

   George Orwell desenha sua história e os acontecimentos de acordo com o modelo básico de uma tomada da ditadura de esquerda, a tomado dos porcos do poder, a  imposição de regras, manipulação da verdade, demostrações de crueldade e força.

   Apesar de utilizar os elementos infantis da fabula o autor foi capaz de descrever todo conteúdo adulto necessário ao livro. É uma excelente introdução para as literaturas distópicas, principalmente "1984" por introduzir todos os temas abordados nesses livros de maneira simples e até didática.

   Os personagens fazem a história no livro, cada animal representa um dos extremos de personalidade que afloram em ditaduras, ovelhas que são seguidoras cegas, cavalos muito trabalhadores e crentes apesar de tudo, porcos manipuladores ( com destaque especial para "Garganta" , muito divertido! E desempenha um papel de muita importância ).

   Apesar do foco no socialismo/comunismo eu considero que as idéias aplicadas se encaixam perfeitamente em todo tipo de ditadura, incluindo as religiosas e conservadoras. Um livro rápido, com muito conhecimento e lúdico, com a narrativa inteligente, bem escrita e sem exageros. É dos livros obrigatórios as estantes. 




Fotos: 





0 comentários:

Postar um comentário